Seleção para o curso de Formação de Bombeiros Mirins em Esperantinópolis estão abertas até dia 10 de janeiro.

 

Está Aberto a Nova Seleção do Programa Bombeiro Mirins nas Escolas Públicas Municipais de Esperantinópolis,
O Coordenador de Programas Comunitários do Quartel de Bombeiros Civil de Esperantinópolis-MA (1ºQBC-BRASIL), por delegação do Comandante-Geral da Corporação, faz saber que, ate 10 de janeiro de 2019 , encontra-se abertas as inscrições para a seleção ao Curso de Formação de Bombeiros Mirins (CFBMir), com iniiní dia 20 de janeiro, de acordo com o Plano de Ensino aprovado pela DE.

1. DAS VAGAS

1.1 O curso disporá de 100 (cem) vagas.
1.2 A homologação das inscrições dependerá ainda do preenchimento da ficha de inscrição, autorização do responsável e parecer do comandante.

2. PERÍODO E LOCAL DE REALIZAÇÃO

Todos os sabados, a partir de 20 de janeiro de 2019 até 15 de maio de 2020, nas Escolas Municipais do Municipio de Esperantinópolis-MA, com atividades extras, realizadas em outros ambientes, que serão avisados com antecedência.

3. DAS INSCRIÇÕES

As inscrições poderão ser efetuadas mediante manifestação expressa do responsável do interessado, via preenchimento de ficha de inscrição (Anexo A), que deve ser preenchida e entregue com pagamento da taxa de inscrição no valor de 10 reais na sede do Quartel de Bombeiros Civil localizado na Rua Costa Silva ao lado da Secretaria de Educação “antiga academia de saúde”, de segunda a sexta das 08:00hs as 17:00hs, até o dia 10 de janeiro de 2019.

4. DOS REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO:

• Crianças de 8 á 12 anos incompletos;
• Jovens de 12 á 18 anos incompletos;
• Ter autorização do responsável;
• Entregar toda a documentação listada na ficha de inscrição;
• Estar matriculado na rede de ensino (Público ou Privado);
• Estar autorizado pelo Cmdt do 1º QBC-BRASIL.

5. DA APROVAÇÃO E PREENCHIMENTO DAS VAGAS

As vagas serão preenchidas obedecendo-se a ordem de inscrição.

6. DAS PRESCRIÇÕES DIVERSAS

6.1. O responsável deverá trazer e buscar o aluno durante as atividades nos (sabados das 08:00hs às 11:30hs).
6.2. Crianças com necessidades especiais deverão ser acompanhadas por um responsável em todas as atividades.
6.3. O uniforme para as aulas será especificado pelo monitor responsável no primeiro dia de curso.
Qualquer dúvida poderá ser dirimida através do telefone (99) 9904-3877, das 13h às 19hs ou pelo e- mail bombeiro-oliveira@hotmail.com.
O Programa Bombeiro Mirim é uma iniciativa de sucesso, e tem como objetivo orientar e instruir corretamente as crianças como agir em situações de emergências, além de proporcionar uma maior integração entre a corporação, a escola, a família e a comunidade.
Durante o tempo em que essas crianças estão na corporação não estão nas ruas, e quando vão para casa são agentes multiplicadores das responsabilidades que eles tem na corporação. Ser Bombeiro Mirim é aprender a ser cidadão. Além das atividades de bombeiro, como noções de combate a incêndios, noções de salvamento aquático, noções de salvamento em altura, nós e amarrações, ordem unida e prevenção a acidentes domésticos, eles aprendem também oficina de leitura e produção de textos, ética e cidadania e ensino religioso, além de ministrarem palestras para outras crianças nas comunidades circunvizinhas, multiplicando o conhecimento adquirido dentro do quartel. Durante o ano, também são realizadas aulas de campo, exposições e viagens pedagógicas. As instruções tem como ênfase a busca pela valorização da cidadania e do respeito ao ser humano com a apresentação e a motivação de valores, tais como, a disciplina individual e coletiva, respeito a todos os seres vivos e à natureza e a prática da solidariedade. O curso é ministrado durante o ano letivo com atividades planejadas para um encontro semanal,realizadas aos sábados ou durante, em horário inverso ao das atividades escolares. Durante o primeiro semestre o aluno recebe informações básicas e criam afinidades com o projeto e envolvidos no mesmo, e ao concluir este primeiro módulo se forma Bombeiro Mirim, o que lhe dá direito a receber o certificado de participação, o fardamento e frequentar as atividades dos módulos II e III, que abordam questões mais completas das questões citadas acima.
OBJETIVOS Promover orientação vocacional, desenvolvimento da personalidade, valorização da cidadania e inclusão social de crianças e adolescentes, através da preparação dos participantes para as ações de defesa civil e com práticas vivenciais de prevenção e segurança junto a população. Resultando ainda na melhora da auto-estima e da autoconfiança, criando uma expectativa de futuro melhor, principalmente nas crianças que vivem em situação socialmente vulnerável.
PÚBLICO-ALVO Crianças e adolescentes entre 8 a 18 anos incompleto, voluntárias, autorizadas pelos responsáveis a participar, e ainda que esteja frequentando regularmente o ensino fundamental ou médio.
Edital divulgado no Site Oficial do Quartel www.qbc-brasil.org , mais informações (99) 999043877, Email – qbcbrasil@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.